Estamos conscientes de que a Qualidade se tornou um factor essencial na batalha do desenvolvimento industrial e comercial em mercados altamente competitivos como é o nosso. O êxito das empresas deverá, assim, assentar na Certificação como Garantia da implementação e manutenção de um Sistema de Qualidade.
Pela nossa parte, sempre tentámos responder com qualidade às exigências do mercado dos nossos clientes.
Garantida por certificações e homologações e julgada permanentemente pelos nossos clientes, é a qualidade dos nossos produtos e serviços a razão de ser da nossa imagem.
Qualidade e Ambiente: una combinação harmónica
Fornecer produtos da melhor qualidade minimizando ao máximo o impacte ambiental é um dos princípios que orientam a nossa forma de trabalhar.
Mais valias dos produtos Margon Portugal
Produzidas a partir da composição de várias argilas de elevada qualidade e sujeitas a rigoroso controlo de fabrico, as telhas Margon Portugal estão presentes nas mais belas coberturas portuguesas.
Graças ao seu rigoroso acabamento de formas e cores, as telhas Margon Portugal formam coberturas de grande beleza, integrando-se harmoniosamente na paisagem natural .
A vasta gama de acessórios MARGON PORTUGAL disponíveis para acabamento de telhados possibilita a adaptação a qualquer tipo de arquitectura.
As telhas MARGON PORTUGAL são, para além de tudo isto, a melhor garantia de equilíbrio térmico e higrométrico, estanquecidade, impermeabilidade e resistência.
Empresa
Fundada em 1960, a fábrica foi inicialmente criada para fabricação de produtos cerâmicos e comercialização de materiais plásticos. No entanto, a conjuntura do mercado rapidamente fez concluir que a actividade deveria cingir-se sobre a aposta na produção de materiais cerâmicos, principalmente abobadilhas e tijolos e, residualmente, telhas e acessórios para telhados.
Nos finais da década de 60, para dar resposta às necessidades dos clientes, que reflectiam a dificuldade em encontrar fornecedores de produtos cerâmicos de qualidade, para telhados, a Margon Portugal passa a dedicar-se cada vez mais ao fabrico de telhas nos modelos Lusa e Marselha.
Perante o cada vez maior número de solicitações dos clientes, concluiu-se que a capacidade instalada era insuficiente. Assim, em meados dos anos 70, a Margon Portugal investe numa nova unidade de fabrico, completamente automatizada, permitindo deste modo mais que duplicar a produção de telhas e acessórios. Os seus produtos são submetidos a todos os testes normativos e reconhecidos, pelo LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil), como de grande qualidade.
Com uma política de produção e gestão orientada para a qualidade, a Margon Portugal vê incrementar os seus volumes de encomendas para exportação com destino ao mercado europeu e americano, com grande aceitação por parte dos mesmos, de que são reflexo os diversos prémios internacionais entretanto conquistados, dos quais se destacam o Troféu ao Prestígio Comercial (Portugal), PME Prestígio (Portugal), Troféu Europeu à Qualidade (França), Troféu Internacional à Exportação (Espanha), Troféu ao Melhor Serviço e Qualidade de Portugal (Espanha), Troféu Internacional à Qualidade (Espanha), Troféu Internacional à Tecnologia (Alemanha) e Troféu Americano às Trocas Comerciais Internacionais (E.U.A.).
Em 1988, a firma é transformada em Sociedade Anónima mantendo no entanto as características de empresa familiar.
Entretanto, a evolução do mercado e as expectativas criadas em torno da adesão de Portugal à CEE, levaram a Administração da Margon Portugal a repensar a estratégia de abordagem de mercado para uma perspectiva de mundialização de economias, no âmbito da evolução das modas, exigências qualitativas, capacidade de resposta, e competitividade perante os restantes parceiros europeus. Neste sentido, surge, em meados da década de 90, a necessidade de um novo investimento de grande envergadura para implementar um projecto de rentabilização e melhoria da produtividade da empresa, integrado num processo de reestruturação que vai introduzir profundas alterações, não só a nível departamental, como de processo produtivo, com a admissão de novos quadros, instalação de tecnologia de ponta e formação de efectivos, que de forma simplificada se poderão resumir a seguir:
1993
- Implementação do projecto de melhoria da Qualidade;
1994
1995
1996
- Atribuição do título de Empresa Certificada, pelo IPQ (Instituto Português de Qualidade). A Margon Portugal passa a ser a primeira Empresa Certificada pela norma NP EN ISO 9002 no subsector da cerâmica estrutural de construção;
- Construção do edifício da nova Preparação da Pasta, onde irá ser instalada a mais moderna tecnologia do mercado;
1998
1999
2000
2001
- Início da implementação do projecto de Certificação Ambiental; Arranque do Pré-forno da F1;
2002
2003
– Instalação de linha de diversificação de soluções cromáticas para telhas;
– Inicio das obras de instalação de rede separativa de efluentes líquidos, imperativos com vista ao cumprimento do projecto de Certificação Ambiental em curso;
– Desenvolvimento de projecto de instalação de ETAR com vista ao tratamento dos efluentes líquidos;
– Concluída a transição para o novo referencial normativo ISO 9001:2000;
– Inicio da comercialização de Telhas em barro branco, Acessórios Mini (onde se inclui a própria Telha Mini) e Garrafeiras Duplas Sextavadas em barro vermelho.
2004
– Arranque da nova linha de produção de telhas em cassetes individuais.
- Inicio da comercialização de telhas em barro castanho escuro;
- Arranque da linha de produção de telhas coloridas;
- Inicio das obras de melhoramento do piso de circulação de viaturas e máquinas pesadas.
– Lançamento da telha Polyglass.
2005
– Lançamento da nova telha Ibérica;
– Início da comercialização de novos acessórios como o Remate Lateral e a Telha-e-Meia– Extensão da garantia para 30 anos atribuída a todas as telhas fabricadas na linha F3 (fabrico de telhas em suportes individuais);
É com este esforço de investimentos que pensamos poder competir com os nossos parceiros europeus.
Queremos continuar presentes na construção da casa, do bairro, da cidade, do país. Depois... ir além fronteiras, mas, tão essencial como o crescimento é a vontade da Margon servir cada vez melhor.